A floresta Bialowieska é um grande complexo florestal localizado na região fronteiriça da Polônia e Belarus. A parte polonesa do Parque Nacional Bialowieski foi inscrito na Lista de Patrimônios Mundiais da Unesco em 1979. Em 1992 o parque foi ampliado, abrangendo a parte da Belarus. Atualmente o parque ocupa uma superfície de 166.708 ha.
Na floresta há 59 espécies de mamíferos, mais de 250 espécies de pássaros, 13 de anfíbios e 7 de répteis, 12.000 espécies de invertebrados. O símbolo do parque é o bisão. Em todo o terreno há 900 exemplares, o que corresponde a quase 25% da população mundial de bisões.
Bisões
Nos últimos anos a população de bisões na Polônia e no mundo passou por grande desenvolvimento. Esse sucesso é fruto de muitos projetos de proteção à espécie em diversos países e também de cooperação internacional.
Há cem anos o último bisão em vida livre da Floresta Bialowieska morreu nas mãos de um caçador ilegal. Para salvar a espécie, em 1923, foi fundada a Associação Internacional de Defesa dos Bisões. Na época, no mundo restavam apenas 54 bisões puro sangue, porém para a restauração da espécie foram selecionados 12 deles. Os esforços foram recompensados e no outono de 1929 vieram ao mundo dois bisõezinhos na Floresta Bialowieska. Em 1939, 16 animais habitavam a Floresta. Todos eles sobreviveram à guerra. Em 2023 havia 1900 bisões na Polônia – um número que causa orgulho e otimismo, embora o bisão ainda não esteja totalmente seguro.